Ajuda Comportamental

Ajuda Comportamental - Consulta PNL e acompanhamento


Comportamento é um fator que desenvolvemos com o desenrolar de nossa vida, desde o nosso nascimento.

Depende do que adotamos como certo ou errado, do que acreditamos ser melhor ou mais fácil, do que utilizamos em nosso dia a dia com nossos pensamentos e atitudes. Ao nome disso se dá como hábitos. Sendo estes construídos consciente ou inconscientemente.

Ajuda comportamental consiste principalmente em alguns pontos:


Escolhas Condicionadas

Muitas de nossas escolhas estão condicionadas aos maus hábitos construídos em nossa vivencia.

Podemos caracterizar esse tipo de escolhas como dependentes de gatilhos anteriores que com o passar do tempo ou por meio de traumatização formaram hábitos, que condicionam tomadas de decisões quase que inconscientemente.

Exemplo de pessoas que sempre ouviram de responsáveis ou instrutores que é perigoso dirigir na chuva. Tomaram como base acontecimentos alheios aos pessoais, mais que criaram fatos fidedignos, devido aos acontecimentos sobre acidentes em dia de chuva, propiciando um medo condicionado quando tem a necessidade de dirigir em tempo de chuva. Muitos acabam por sofrerem de ansiedade extrema, síndrome do panico ou até mesmo pequenos acidentes, por escolhas mal efetuadas baseadas no medo e no pavor.


Hábitos Limitantes e Prejudiciais

Normalmente originadas em crenças tomadas como verdadeiras, devido a fatos, aconselhamentos e até crendices populares proferidas por pessoas de confiança e credibilidade.

Quando se forma um hábito, ele ocorre rotineiramente sem que seja possível nos darmos conta, até que seja prejudicial ao ponto de afetar a saúde ou que cause algum transtorno.

A sinalização de aviso positivo também existe, mas com bons hábitos, que são percebidos quando proporcionam ganhos satisfatórios e positivos ao invés de depreciativos.

A força de um hábito está estritamente relacionada ao tempo em que a mesma está em atuação e qual o grau de importância do gatilho que a ocasionou e a propícia de tempos em tempos. Se for originada por algum tipo de trauma ou grande insatisfação, normalmente temos uma força bem considerável uma vez que envolve fatores psicológicos.


Você está passando por alguma dessas dificuldades?

Saiba como é possível ter ajuda.

Comments