Como superar as expectativas dos outros se não sabe quem você é?

Data de postagem: 06/05/2020 18:38:43

Se você já se sentiu um peixinho fora d’água em um ou mais momentos de sua vida, ou se acreditou por alguns instantes que não era capaz de realizar algo e que todos pareciam serem melhores do que você, não se culpe, isso é comum. Faz parte no processo de generalização de nosso cérebro, realizar comparações com determinadas situações passadas e projeção de possíveis ocorrências futuras. A insegurança, desconfiança e o medo, fazem parte do nosso sistema de segurança para salvaguarda de ações que possamos executar sem pensar direito. Esse aviso permite reavaliarmos uma determinada situação ou ideia e pensamento sobre determinado assunto ou ação, para que não façamos nada que nos envergonhe logo em seguida.

Agora, se essa sensação de não estar no caminho certo, de que todos são melhores do que você em tudo, parecendo que você não sabe de nada, ou se simplesmente sente-se perdido sem saber o que fazer ou o que pensar, bom, aí a coisa é mais complicada. Não é uma coisa natural de sentir após a pré adolescência ou pelo menos quando se termina o segundo grau. Esse tipo de sentimento está servindo de termômetro para avisar que tem alguma coisa errada com suas escolhas ou está com seu sistema de segurança sobrecarregado colocando insegurança em cada pensamento seu. O que acontece é a ausência de escolhas realizadas com certeza e decisão, além de uma falta de brio próprio que permite com que façamos as coisas com um ou mais objetivos em vista, tendo a certeza da vontade de tentar ao máximo chegar ao alcance destes.

Para solucionar essa indecisão atravancada em sua mente, ascender a chama de ter objetivos claros e gratificantes, além de derrubar sentimentos e valores limitantes é que existe um tipo de consultoria / treinamento chamado Mentoring de desenvolvimento pessoal com PNL (programação Neurolinguística). A PNL permite reconhecer padrões limitantes e transmutá-los em padrões impulsionadores, além de ensinar como enxergar acontecimentos e escolhas de diversas vertentes, expandindo possibilidades e escolhas. O Mentoring ensina o caminho das pedras para quem está iniciando um novo olhar sobre as coisas. Mostra através de comparação quais seriam as escolhas mais vantajosas, além de ensinar atitudes para criação de escolhas mais saudáveis.

Você precisa ser uma pessoa conhecedora de si mesma. Ter margem de comparação própria para geração de objetivos que permitem a ignição dos motores da necessidade de ser feliz, permitindo uma vida mais saudável e com muito mais luz interior.

Mude pensamentos, mude atitudes, descubra quem você é e para onde quer ir, sendo assim uma pessoa realizada em sua vida.

Carlos E. Zago

mulher-bigode